16/01/2013

Sob conselhos de Zico, Rafinha se livra de rótulo de Neymar da Gávea


O corpo franzino, a velocidade e a facilidade para o drible, os meiões cobrindo os joelhos e o cabelo moicano. Tudo isso fez Rafinha ganhar um apelido de peso no fim de 2010: Neymar da Gávea. A semelhança com o craque do Santos chamou a atenção logo no primeiro treino entre os profissionais do Flamengo. Na época, aos 17 anos, ele foi relacionado por Vanderlei Luxemburgo para um jogo do Campeonato Brasileiro.
Dali em diante, Rafinha perdeu espaço. Foi campeão da Copinha em 2011, mas a chance de integrar o time profissional só chegou nesta terça-feira. É quase certo que ele estará no time titular do Flamengo contra Quissamã, no sábado. Aos 19 anos, Rafinha mudou pouco fisicamente, abandonou o moicano e já se vê livre do rótulo pesado.
-  Todo mundo comparava., continuei com o cabelo moicano por um tempo e muitos jogadores colocam o meião no joelho. Mas estava na hora de mudar o cabelo. Hoje no profissional me chamam de Rafinha. Antes era Neymar da Gávea. O Neymar é do Santos, sou o Rafinha do Flamengo.
Rafinha também teve o nome envolvido em uma polêmica interna no Flamengo. Em 2010, o presidente do Conselho Fiscal do clube, Leonardo Ribeiro, foi pivô da saída de Zico, quando o maior ídolo rubro-negro ocupava o cargo de diretor executivo. Ribeiro afirmava que o contrato celebrado entre Flamengo e CFZ – com a cessão de quatro jogadores para as categorias de base da Gávea, incluindo Rafinha - seria lesivo aos interesses do clube rubro-negro. Segundo ele, jogadores que eram do CFZ, que foi vendido por Zico à empresa MFD, começaram a chegar às categorias de base do Fla, ganhando espaço dos atletas que pertenciam ao Rubro-Negro. Os direitos desses jogadores eram repartidos, 50% para a MFD e 50% para o Flamengo, o que causaria prejuízo ao clube no futuro.
Zico deixou o clube após quatro meses e rompeu com a ex-presidente Patricia Amorim. O maior ídolo rubro-negro participou da campanha vitoriosa de Eduardo Bandeira de Mello na eleição do fim do ano passado e é considerado um conselheiro pela nova gestão.
O Galinho também dá conselhos a Rafinha. Segundo o jogador, o contato com o eterno camisa 10 da Gávea é constante.
- Ele sempre me liga, me dá força, me dá dicas, é um grande jogador para o clube, me passa como é aqui dentro para que eu possa me sair bem. Ele me dá dicas dentro de campo, procuro conversar muito com ele. Diz para eu jogar com alegria, dar meu melhor. O Flamengo é o maior clube do mundo, tem uma torcida maravilhosa. É jogar com alegria, com amor. A estrela é o Flamengo. Procuro ver os vídeos do Zico. Eu me inspiro também no Cristiano Ronaldo, nas jogadas, nas faltas, para ter recursos dentro de campo também.
Rafinha flamengo treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Rafinha foi pego de surpresa por Dorival Júnior, apesar de esperar uma nova chance há tempos. Agora, além da comparação física com Neymar, quer deixar no passado as incertezas.
- É uma oportunidade que espero há muito tempo, o professor me subiu, vou procurar demonstrar meu futebol, justificar a chance. Vou dar meu melhor para conseguir meus objetivos. Sempre penso no quarto como vai ser na hora que estiver em campo, em fazer uma jogada. O Flamengo é pressão desde o mirim, desde bolinha de gude. 
Fonte: globoesporte.com

Um comentário: