13/12/2011

Há 24 anos o Fla chegava ao tetra brasileiro.


Título nacional preferido do Galinho foi conquistado com vitória em cima do Internacional


Zico comemorou muito o título brasileiro de 1987Zico comemorou muito o título brasileiro de 1987
O maior jogador da história do Flamengo comemora nesta terça-feira (13.12) um título especial. E engana-se quem pensa se tratar do Mundial Interclubes, também conquistado nesta data. Zico, obviamente, estima muito o caneco mais importante ganho por ele com o manto sagrado, mas guarda com um carinho especial o Brasileirão de 1987.

No Campeonato Brasileiro daquele ano, Zico estava ao lado de jovens craques rubro-negros como Jorginho, Leonardo, Zinho, Bebeto e Renato Gaúcho, além dos já experientes Leandro, Edinho e Andrade. E o camisa 10 já sofria com as lesões no joelho. Tanto que teve que se superar para estar em campo nos quatro últimos jogos do Flamengo na competição.

Nas semifinais, diante do Atlético-MG, Zico conseguiu ficar em campo os 90 minutos na partida de ida, no Maracanã. Se machucou e, a partir daí, não aguentou mais jogar todo o tempo. Sempre substituído, assistia do banco de reservas as vitórias emocionantes do Flamengo.

"Sem dúvida é o Brasileirão que guardo com mais carinho. Foi o meu último título desta competição pelo Flamengo e eu tive que superar as dores no joelho. Lembro que joguei apenas uma partida inteira nos quatro últimos jogos. Sabia que eu tinha que operar, mas me reuni com os médicos do clube e acertamos que eu iria até o final do campeonato. No dia seguinte à final, operei", explicou Zico, lembrando dos momentos difíceis passados no vestiário.

"Chegava no intervalo e o joelho já estava inchado. Foi difícil, mas valeu a pena cada momento".

Na segunda partida da semifinal, Zico foi substituído por Henágio, no Mineirão, mas já tinha deixado sua marca, contribuindo pela épica vitória por 3 a 2 (Bebeto e Renato Gaúcho completaram o placar).

Nos dois jogos da final, diante do Inter, o Galinho foi substituído por Flávio, mas o empate em 1 a 1, no Beira Rio, e a vitória por 1 a 0, no Maracanã, garantiram o título.

As publicações da época contam que Zico assistiu aos últimos minutos da decisão do túnel de entrada dos jogadores. E, assim que o árbitro apitou o término do jogo, o Galinho abriu um sorriso e saiu correndo, abraçando todos os companheiros, como se tivesse ganho seu primeiro título com o manto sagrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário